Uma semana iluminada por uma constelação de estrelas solidárias

Assim aconteceu a semana da Solidariedade/ II Jornada Mundial dos Pobres e a campanha 10 milhões de estrelas, na Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato.

0
70
Semana da Solidariedade/ II Jornada Mundial dos Pobres e a campanha 10 milhões de estrelas

A Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato realizou do dia 12 à 15 de novembro, a II Jornada Mundial dos pobre/ Semana da Solidariedade e campanha 10 milhões de estrelas. Estas três campanhas é uma ação que a rede Cáritas promove no mundo inteiro, motivada pela consciência humana de solidariedade, pensando na  promoção da cultura da paz e do encontro, para um despertar da solidariedade, culminando com ações concretas de solidariedade às minorias que sofrem a violência das desigualdades sociais, da violência velada da escravidão e da indiferença.

A Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato juntou essas três campanhas em uma semana de cinema dialogado, promovendo o encontro de pessoas para debater questões sociais, culturais, ambientais e conjuntura política que estão ligadas a corresponsabilidade com a casa comum, com os empobrecidos.

O gesto concreto de solidariedade no cinema dialogado foi a compra da vela da campanha 10 milhões de estrelas ( a vela custa R$ 5,00) . Ao comprar a vela, a pessoa está contribuindo com o projeto de produção de alimentos saudáveis com mulheres da periferia de São Raimundo Nonato. Esta é uma ação pensada pela Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato para aplicar o valor arrecado com a venda das velas.

O Cinema dialogado contou com a participação voluntária de professores, artistas, pastorais sociais que realizaram a mediação dos filmes, com discussão dos temas abordados, que tinham sempre a motivação da solidariedade interagindo com questões sociais, ambientais, culturais como: Cidadania, inclusão, discussão de gênero, meio ambiente, arte, educação patrimonial, Juventude, cultura da paz, segurança alimentar e nutricional, análise de conjuntura a partir das eleições 2018.

O cinema dialogado aconteceu no auditório da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato e contou como público, escolas da rede pública e privada do município, universidades, artistas, movimentos sociais, professores, profissionais das áreas de turismo e preservação. Os colégios Marília de Dirceu, Escolinha do Saber, Educandário Talita, Colégio Nossa Senhora das Mercês, Escola Peniel, Escola Gercílio Macêdo e as universidades IFIPI, FAM, UESPI, UNIVASF fizeram brilhar as estrelas da solidariedade na semana da solidariedade.

A campanha 10 milhões de Estrelas continua até dia 23 de dezembro. O gesto concreto de solidariedade dessa campanha, é o investimento do recurso arrecadado com a vendas das velas em uma ação de produção de alimentos saudáveis com mulheres da periferia do município de São Raimundo Nonato.  O cinema dialogado está construindo uma agenda para agora ir até as escolas e demais espaços que desejam contribuir com a campanha, do dia 21 de novembro até dia 23 de dezembro. A vela acesa nos lares na véspera de natal é um gesto de paz e de caridade para com os que sofrem as tantas injustiças e violências veladas.

Quem deseja contribuir com a campanha pode procurar a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, no Edifício Dom Helder Câmara, na Rua Capitão Manoel José Rubem de Macêdo, 197- Aldeia- São Raimundo Nonato-PI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi