Wellington Dias destaca metas para a sua Nova Gestão

Gestor afirma que apostará no desenvolvimento territorial e econômico

0
87
Wellington Dias

O governador Wellington Dias destaca as principais metas para a sua próxima gestão, em mensagem aos piauienses por ocasião do fim do ano. Para um Piauí cada vez mais avançado, o gestor afirma que apostará no desenvolvimento territorial e econômico. Estes serão os pilares para levar aos piauienses mais educação, saúde, segurança, emprego, cultura e infraestrutura.

Para Dias, o início de um novo ano proporciona o renascimento da esperança e a oportunidade de renovar. É o que pretende fazer a partir do primeiro dia de 2019. “Teremos importantes mudanças na administração do estado. O objetivo neste novo mandato será o de coroar o que sonhei há 18 anos, quando iniciava meu primeiro mandato como governador, que é ter um Piauí bem diferente daquele de um século atrás. Em 2022, entregaremos um estado no qual todas as áreas obtiveram mudanças positivas, um estado onde as pessoas possuem qualidade de vida”, diz o governador.

A finalidade é avançar sem deixar ninguém para trás. Isso se dará por meio da promoção do desenvolvimento do Piauí de forma sintonizada com a abordagem territorial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de modo que todas as unidades gestoras do estado tenham foco no social, ambiental, institucional e econômico. “É a organização do estado a partir do plano de desenvolvimento de cada região. A modificação que estamos fazendo é para que tenhamos uma coordenação das metas que queremos alcançar na educação, na qualidade de vida, na economia em cada município”, esclarece Wellington.

A economia é outro pilar do Programa de Desenvolvimento do Piauí. “Quando falamos em estado pobre, significa dizer que tem muitas pessoas com baixa renda.  No meu primeiro mandato, o Piauí tinha apenas um milhão de pessoas fora da linha de pobreza e cerca de duas milhões de pessoas na miséria. Os números se inverteram e, hoje, aproximadamente 70% da população não está em situação de miséria ou pobreza. No entanto, ainda precisamos alcançar cerca de 900 mil pessoas. Portanto, foi um avanço considerável”, pontua.

Segundo o governador, tais pessoas serão alcançadas com a promoção de geração de renda, inclusão socioprodutiva e qualidade de vida por meio da potencialização dos arranjos produtivos locais, do empreendedorismo, da atração de novos investimentos e parcerias público-privadas e da regularização fundiária.

“O Piauí tem hoje uma economia que, mesmo no período de forte crise, teve as condições de crescimento e saldo positivo de empregos, com aproximadamente 30 setores com alto potencial de desenvolvimento. Portanto, a economia será melhor em 2019, fazendo com que o governo central e setor privado possam se movimentar para acelerar o crescimento. É este o caminho para que consigamos avançar e proporcionar cada vez mais qualidade de vida aos cidadãos”, destaca.

Outra área que será priorizada na gestão 2019-2022 é a educação. O objetivo é garantir uma educação voltada para o trabalho e para a formação humana. A meta é completar a rede Piauí de educação com o ciclo completo nos 224 municípios: da creche ao ensino superior, com forte prioridade para educação técnica e profissionalizante, além de possibilitar a certificação de profissionais que aprenderam na prática e ampliar a oferta de cursos de pós-graduação.

Todas as ações estratégicas do próximo governo contribuirão para impulsionar quatro metas centrais para o desenvolvimento sustentável do Piauí: atingir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH 0,7) alto em 2022; ampliar a renda per capita; elevar a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB); contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pactuados globalmente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi