Regina Casé visita Parque da Serra da Capivara, berço do homem americano, no Piauí: 'aprendendo tanto'
Em sua conta no Instagram, a artista compartilhou diversas fotos do parque, como da Pedra Furada, famoso e importante sítio arqueológico da região.
A atriz e apresentadora Regina Casé, de 70 anos, esteve, nos últimos dias, no Parque da Serra da Capivara, conhecido como "berço do homem americano", 530 km ao Sul de Teresina. Em sua conta no Instagram, a artista compartilhou diversas fotos do parque, como do Boqueirão da Pedra Furada, famoso e importante sítio arqueológico que reúne pinturas rupestres feitas há 12 mil anos.
"Viagem emocionante ao Piauí! Serra da Capivara! Férias dos meninos e eles aprendendo tanto quanto na escola! Nós também através das pinturas rupestres descobrindo uma nova perspectiva do que é ser humano", escreveu a artista em sua postagem no Instagram".
Os meninos aos quais ela se refere são seu filho caçula, Roque, de 11 anos, e o neto Brás, de 7 anos. Além deles, a artista também estava acompanhada do marido, o diretor Estevão Ciavatta, 56 anos, da filha, a diretora Benedita Zerbini, 35 anos, e do genro, o fotógrafo João Paulo Januário, 33 anos.
Regina Casé visita Parque da Serra da Capivara, berço do homem americano, no Piauí — Foto: Reprodução
Dentre as imagens compartilhadas por Regina Casé também está a pintura rupestre do beijo registrada há mais de 12 mil anos e, por isso, considerada uma das mais antigas representações do ato no mundo, e que hoje é utilizada como ilustração em diversos objetos, como louças e quadros.
Indicado para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O parque já possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991.
Com a nova indicação, pode se tornar Patrimônio Misto da Humanidade. Atualmente, somente Paraty e Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, são reconhecidas desta forma.
Regina Casé visita Parque da Serra da Capivara, berço do homem americano, no Piauí — Foto: Reprodução
Sobre o parque
O Parque Nacional Serra da Capivara foi fundado no dia 5 de junho de 1979 como uma unidade de conservação de uso integral. Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo.
No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana.
O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs. Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.
Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.
A arqueóloga recebeu o título Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pelos seus mais de 50 anos de trabalho à frente das pesquisas arqueológicas realizadas na Serra da Capivara.
Fonte: G1
Comentários (0)
Comentários do Facebook