Chuvas vão continuar no Piauí: 178 mm em São João do Piauí e 154 mm em Parnaíba

Várias cidades vão continuar sendo castigadas por chuvas volumosas até segunda-feira (26)

Chuvas vão continuar no Piauí: 178 mm em São João do Piauí e 154 mm em Parnaíba
Dona Benedita, 75 anos: perdeu a casa e tudo que tinha dentro Foto: Reprodução/WhatsApp

Vários municípios do Piauí vão continuar sendo castigados por chuvas volumosas - como São João do Piauí (178 mm) e Parnaíba (154,8 mm) na terça-feira (20).

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos prevê chuvas volumosas no Piauí até 26 de fevereiro, com acumulação de até 100 mm em um período de 24 horas.


No Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, uma casa de taipa desabou com o temporal de terça-feira. Na casa estavam Dona Benedita, 75 anos, e o filho Domingos Alberto.

“Eu estava sentado na cama, quando o telhado caiu em cima de mim”, contou.

Além da casa, móveis e eletrodomésticos e produtos alimentícios foram perdidos.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Segundo a previsão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), na maioria dos municípios do estado, prevê-se que as chuvas acumuladas em 24 horas atinjam em torno de 50 mm. As mesorregiões mais afetadas por essas chuvas intensas estão localizadas nas regiões Norte, centro-norte e sudeste.

 



Três sistemas estão influenciando a ocorrência dessas chuvas desde segunda-feira (19): Oscilação de Madden Julian (MJO), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ventos provenientes do Oeste. A interação desses três sistemas está contribuindo para a possibilidade de chuvas elevadas.


Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, explica que durante o período de 19 a 26 de fevereiro é possível que ocorram níveis de chuva ainda mais altos. "Dentro deste período, existe a possibilidade de acumular mais de 150 mm de chuva no total", destaca.


A recomendação é que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias para lidar com possíveis eventos climáticos extremos. "Municípios como Parnaíba, que receberam grande acumulado de chuvas em poucas horas, estão em alerta de risco hidrológico, também. São cidades que podem apresentar pontos de alagamento e de movimentação do solo, como deslizamentos de terra", alertou.




Informativo meteorológico n°6/2024 do Inmet 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre 19 e 26 de fevereiro, grandes acumulados de chuva devem atingir áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, podendo ultrapassar 80 milímetros (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1), devido à combinação do calor com a alta umidade.


Na faixa norte do País, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá fortalecer as instabilidades, principalmente no nordeste do Pará e litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.


O Inmet reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e da emissão dos avisos meteorológicos especiais. Confira AQUI.


Confira a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas:


Figura 1

Previsão para a 1ª semana (19/02/2024 a 26/02/2024):

Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas, principalmente, em áreas do Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.


Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, onde não se descartam volumes superiores a 70 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.


Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com volumes maiores que 80 mm, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, principalmente em áreas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e litoral norte de São Paulo, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuva com menores acumulados, podendo superar os 30 mm.


Na Região Sul, estão previstas chuvas isoladas em áreas do Paraná e sul de Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar 30 mm. Nas demais áreas, a previsão é de pouca chuva.

Fonte: SEMARH/INMET