Lombadas: o que era pra evitar acidentes está provocando muito mais

Essas lombadas já provocaram alguns acidentes graves em poucos dias de sua implantação

Lombadas: o que era pra evitar acidentes está provocando muito mais
Sinalização da lombada sentido Zona Rural - Centro, BR-020 (Foto: Alírio Ribeiro)

Duas lombadas recentemente instaladas na Rodovia Federal Juscelino Kubitscheck (BR-020), em frente ao Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade de São Raimundo Nonato, foram implantadas com o objetivo de evitar acidentes, mas, em poucos dias já provocaram alguns acidentes com vítimas graves. No último sábado, dia  13, um casal com uma filha sofreram um acidente de moto gravíssimo no local provocado pela lombada, quando se deslocavam de moto para o município de Fartura do Piauí. A  família foi atendida pelo SAMU, o pai teve ferimentos leves, mas mãe e a criança foram socorridas em estado grave.

Segundo informações não oficiais, já aconteceram uma série de outros acidentes após a implantação dessas lombadas, ontem (15) no final do dia, há informações de mais um acidente gravíssimo também provocado por essas lombadas.

 A lombada ao ser instalada principalmente numa BR deve ser bem sinalizada com placas. A distância mínima entre ondulações sucessivas em via urbana de sentido duplo de circulação deve ser de 50m, e em via urbana de sentido único de circulação e em rodovia, de 100 metros.

No caso das lombadas aqui citadas, no sentido Centro-Zona Rural a sinalização com placas estão corretas uma com 100m e outra na lombada, mas no sentido Zona Rural–Centro só tem uma placa e está localizada exatamente em cima da lombada. Quanto a sinalização horizontal parece que foi pintada com cal, porque já não se identifica mais sinalizações na lombada.

Lombada na BR-020 (Foto: Alirio Ribeiro)

A instalação de lombadas no Brasil é proibida desde 1998, mas há exceções em que podem ser utilizadas. A lombada deve ser a última alternativa e só pode ser instalada após estudo técnico, e em último caso, se instalam as lombadas, no entanto, devem ser muito bem sinalizadas, principalmente quando se trata de uma BR, foto que deveria nem ser permitido.

Os quebra-molas ou lombadas em vez de evitar provocam mais acidentes

Proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9.503-97, em seu artigo 94, os quebra-molas ou lombadas têm trazido muita dor de cabeça e perigo aos usuários de vias urbanas e rodoviárias no país.

As reclamações ecoam de norte a sul, vindas de motoristas, motociclistas e também de pedestres. Mas o pior são as ocorrências de sinistros (acidentes), que resultam em feridos e mortos.

A cidade de São Raimundo Nonato é uma das cidades piauienses que mais tem lombadas tanto na zona urbana como em algumas  PIs que cortam o município. Já está mais que comprovado que as lombadas provocam mais mortes do que protegem vidas, além de promoverem enormes prejuízos para os proprietários de veículos. Quantos acidentes gravíssimos até com vítimas fatais já aconteceram nessas lombadas da PI-144 (trecho São Raimundo Nonato-Caracol), além dos prejuízos para os proprietários de automóveis, motos e caminhões. Ainda vale ressaltar que esses quebra-molas da PI-144 são totalmente irregulares quanto ao seu formato, fugindo totalmente das normas técnicas exigidas pelas leis do trânsito.

Há outras alternativas para redução de velocidades no trânsito como a implantação de pardais, para redução, de velocidades, principalmente no caso das BRs, se o motorista não respeitar toma multa. São alternativas  seguras e que promovem resultados efetivos.