Vice-prefeito Rogério Castro fala de estudos para trazer água da Barragem do Jenipapo como solução para São Raimundo Nonato

Vice-prefeito Rogério Castro fala de estudos para trazer água da Barragem do Jenipapo como solução para São Raimundo Nonato
Vice-prefeito Rogério Castro no Jortal da Cultura desta segunda (25)

Em entrevista ao Jornal da Cultura desta segunda-feira (25) o vice-prefeito de São Raimundo Nonato Rogério Castro, falou sobre a grande problemática da água na qual São Raimundo Nonato e demais cidades abastecidas pelo Sistema Adutor do Garrincho vem atravessando e que se acentuou recentemente, tornando-se o centro das discussões por parte da população que cobram soluções definitivas para a falta de água constante na cidade.

Numa Audiência pública realizada na última sexta-feira (22) na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato para tratar do tema, várias propostas alternativas foram discutidas, inclusive trazer água a partir do Rio São Francisco através de um sistema adutor, com captação na cidade de Remanso-BA para São Raimundo Nonato, seria um projeto muito mais custoso e com outras dificuldades de gestão por ter que vir de outro estado. A proposta mais viável será de trazer água da Barragem do Jenipapo que fica em São João do Piauí. Esta opção será bem mais viável, porque essa barragem tem um volume de água 2 vezes mais que a Barragem da Onça e tem uma ótima vertente nos seus afluentes, chegando a sangrar pelo menos a cada dois anos. A ideia é fazer a captação da água na localidade Moreira que fica no Município de Dom Inocêncio-PI, com uma distância de apenas 65km do Moreira até a Estação de Tratamento da Adutora do Garrincho, aproveitando assim já a estrutura da Adutora para o tratamento e levar a água até a cidade de São Raimundo Nonato e demais cidades abastecidas pelo Sistema Adutor do Garrincho.

Segundo Rogério Castro, já foi dado início um estudo de viabilidades, e que nos próximos dias será apresentado ao governador Rafael Fonteles.

“A captação de água a partir da Barragem do Jenipapo com certeza resolve o nosso grande problema de água, primeiro pelo volume de água desta barragem, segundo porque é uma água potável, bem diferente da água da barragem da Onça que há anos vem mantendo seu nível de água sempre abaixo do nível crítico por falta de vertentes, já a Barragem do Jenipapo tem boas vertentes, tem maior volume de água e sangra pelo menos a cada dois anos. Levando ainda em consideração que estão saindo do sistema Adutor do Garrincho as cidades de Dirceu Arcoverde e São Lourenço que passarão a receber água da barragem do Pedregulho, que futuramente levará água também à cidade de Fartura do Piauí. As cidades de São Braz do Piauí e Várzea Branca tem projeto para serem abastecidas pelos Poços Artesianos do Sucumbido, ficando apenas as cidades de São Raimundo Nonato e Bonfim do Piauí para serem abastecidas pela Adutora do Garrincho”, Afirmou Rogério Castro.

O vice-prefeito ressaltou que todo esse esforço e esse engajamento para se buscar uma solução se deu graças a essa pressão social.

“Esse mérito é todo da população de São Raimundo Nonato, que se mobilizou, cobrou das autoridades, foi para as redes sociais, foi para as ruas bateram de porta em porta exigindo que fosse apresentada uma solução para este grave problema da falta de água em nossa cidade”, destacou o vice-prefeito.