Dados divergentes acendem alerta sobre institutos de pesquisa no Piauí

Numa enquete do Instituto Datamax, Isaias Neto (PT), aparece com 33.33% e, no Estimativa, sobe para 52,51% dos votos válidos

Dados divergentes acendem alerta sobre institutos de pesquisa no Piauí

Duas pesquisas eleitorais sobre a sucessão em São Raimundo Nonato, divulgadas recentemente, aparecem com dados totalmente diferentes, mesmo sendo realizadas dentro de um curto período de tempo entre uma e outra.

O fato causa estranheza e faz com que especialistas da área questionem os resultados, dando um sinal de alerta para essas pesquisas eleitorais no Piauí.

O Instituto Datamax divulgou uma pesquisa em 14 de abril, onde Rogério Castro aparece com 66,67% dos votos válidos e Isaias Neto com 33,33%. Já na data de hoje (01/05), apenas 16 dias após a divulgação nos principais veículos de comunicação do estado, aparece outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Instituto Estimativa, onde Isaias Neto surge com 52,51% dos votos válidos e Rogério Castro com 47,48%.

Os dados confrontados nessas duas pesquisas mostram uma diferença de 19,18%, em relação aos dados apresentados pela pré-campanha de Isaias Neto.

Com margem de erro, em média, de 5% para mais ou para menos, é interessante notar que se essa margem de erro fosse ao extremo máximo, só deveria chegar a uma diferença de 10%.

Com essas divergências escancaradas, muito acima das médias permitidas, os eleitores começam a desconfiar dos seus resultados.

É imprescindível que o TRE analise essa questão que pode ocasionar danos irreparáveis para os candidatos. "É necessário uma rigorosa investigação por parte da Justiça Eleitoral e aqueles que não estiverem trabalhando de acordo com as normativas da Justiça Eleitoral devem ser autuados conforme a legislação vigente para evitar maiores prejuízos ao pleito eleitoral de 2024.

Coluna: Coisas de SRN/Alirio Ribeiro