Prefeita Carmelita, de São Raimundo Nonato, pode ter passado informações inverídicas para receber mais dinheiro do Fundeb

Prefeita Carmelita, de São Raimundo Nonato, pode ter passado informações inverídicas para receber mais dinheiro do Fundeb
Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato-PI

Mais de 60 (sessenta) prefeitos piauienses prestaram informações inverídicas ao censo escolar do Ministerio da Educação e elevaram o número de alunos que estudam em tempo integral.

Com a falsa inserção de dados, os municípios tiveram um incremento de recursos do Fundeb e por tabela os demais recursos para educação, a exemplo de alimentação e transporte escolar.

Um exemplo é o município de São Raimundo Nonato, administrado pela prefeita Carmelita Castro, que informou ao censo escolar possuir 100% de alunos em tempo integral nas primeiras séries do ensino fundamental, da 1ª a 5ª, nos anos de 2022 e 2023.

No ano de 2021, em plena pandemia da Covid-19, foi informado um percentual de 67% de alunos das primeiras séries em tempo integral. Auditores do TCE-PI estiveram visitando as escolas de educação básica do município com o objetivo de identificar e avaliar a infraestrutura das escolas de tempo integral.

Percentual de matriculas de tempo integral na rede municipal de São Raimundo Nonato – Anos iniciais (Foto: Reprodução)

O resultado da auditoria ainda não foi conhecido. Dados obtidos pelo OitoMeia junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), órgão do Ministério da Educação, mostram que os alunos em tempo integral permanecem na escola em São Raimundo Nonato uma média de 8 (oito) horas/aulas por dia (o MEC considera tempo integral a permanência na escola ou em atividades escolares fora dela, o tempo igual ou superior a sete horas diárias e 35 horas semanais, em dois turnos). A taxa de aprovação em 2022, foi de 99,2%.

O município de São Raimundo Nonato possui 5.641 alunos matriculados no ensino fundamental em São Raimundo Nonato. A previsão é que o município receba mais de R$ 69 milhões de recursos provenientes do Fundeb neste ano de 2024.

Auditores do TCE-PI estiveram visitando as escolas do município em fevereiro (Foto: Reprodução)

A reportagem do OitoMeia tentou contato com a prefeita Carmelita, mas seu telefone celular estava desligado. O OitoMeia abre espaço caso a prefeita e/ou sua assessoria queira se pronunciar. Telefone e Whatsapp a disposição: 86 9 8119 5253. E o email: redacao@oitomeia.com.br.


Fonte: Portal OitoMeia