Institutos de pesquisas eleitorais em Teresina divergem nos números além das margens de erro

Como a população vai poder confiar nesses Institutos de Pesquisa se cada um produz resultados totalmente adversos ao outro.

Institutos de pesquisas eleitorais em Teresina divergem nos números além das margens de erro
Pesquisas em Teresina-PI apresentamnúmeros divergentes

Duas pesquisas divulgadas hoje (08) para prefeito em Teresina apontam dados divergentes muito além das suas margens de erro, levantando a tese de que algo está errado nessas pesquisas, resta saber se estes Institutos estão realizando pesquisas dentro dos parâmetros estatísticos, ou estão forjando resultados com objetivos obscuros para tentar confundir a opinião pública.

Como a população vai poder confiar nesses Institutos de Pesquisa se cada um produz resultados totalmente adverso ao outro. Quem está certo ou quem está errado? Em quem acreditar se os resultados ultrapassam todos os limites da margem de erro.

Veja abaixo resultados de dois Institutos de Pesquisas com pesquisas realizadas num mesmo período:

O Instituto Datamax divulgou, neste domingo (7), uma nova pesquisa para a Prefeitura de Teresina. Duas mil pessoas foram ouvidas entre os dias 28 de junho e 1º de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2,19%, para mais ou para menos. O estudo foi registrado com o número PI – 06061/2024.

 Na pesquisa estimulada, o deputado estadual Fábio Novo (PT) aparece 42,85%, o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) fica com 37,10%. Em terceiro lugar aparece Dr. Pessoa (PRD) com 3,05; Tonny Kerlley (NOVO) com 0,85%; Lourdes Melo (PCO) com 0,35%; Geraldo Carvalho (PSTU), com 0,20%; Telsírio Alencar (Mobiliza), com 0,10% e Francinaldo Leão (Psol), com 0,05%. Não Sabe/Não Opina é de 9,45%. Nulo/Branco, 6%.

Já o Instituto Opinar divulgou uma outra pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Teresina. A pesquisa foi registrada sob o número PI 01178/2024 e foi realizada entre os dias 28 e 30 de junho de 2024, com um total de 800 entrevistados. A margem de erro é de 3,46%, e o nível de significância é de 95%.

Em primeiro lugar aparece Sílvio Mendes (união Brasil) com 46,75, seguido de Fábio Novo (PT) com 34,88% das intenções de voto. Dr Pessoa (PRD) registra 4,5% e em quarto está Tonny Kerley (Novo) com 2,25%. Os entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 7,12%, enquanto 4,5% dos entrevistados declararam que não sabem ou não responderam à pesquisa.

Fonte: Redação / com informações do cidade verde