Seminário sobre Meio Ambiente marca o “Dia da Agricultura Familiar” em Jurema do Piauí

Seminário sobre Meio Ambiente   marca o “Dia da Agricultura Familiar” em Jurema do Piauí
Seminário sobre Meio Ambiente, Jurema do Piauí

O CGT de apicultura e o Banco do Nordeste, realizaram em 25/07/2024 no Município de JUREMA Piauí “O SEMINÁRIO SOBRE O MEIO AMBIENTE” que marcou o Dia da Agricultura Familiar no Território Serra da Capivara.

O Consultor da ADAPI-VEGETAL-PI,  Valdiney Oliveira Costa - Ministrou palestra sobre os cuidados no uso de agrotóxicos, o perigo para a saúde humana e o trabalho que deve ser feito para o desenvolvimento das cadeias produtivas da apicultura e da cultura do milho.

O Secretário do Meio Ambiente professor André Landim, mostrou através de vídeos e palestra informativa sobre o perigo do fogo desordenado e as queimadas existentes no território Serra da capivara.

O Consultor da APASPI do PROJETO QUIPÁ, Maxim Jaffe, apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido na preservação da Agroecologia e Biodiversidade na grande região de São Raimundo Nonato e o acompanhamento das ações do projeto QUIPÁ junto aos apicultores do Território Serra da Capivara.  

O gerente da CODEVASF -Escritório de SRN, Sr. Luciano de Sousa Brito, apresentou as atividades produtivas apoiadas pela CODEVASF que fomentam a inclusão econômica e social do Piauí e ações desenvolvidas pela instituição no território Serra da Capivara.   

Na oportunidade, o agente de desenvolvimento da unidade de São Raimundo Nonato, Raimundo Ferraz, apresentou um panorama das ações efetivadas na primeira fase do programa, que tem parcerias com Secretarias do Planejamento e da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí, prefeituras, Codevasf, sindicatos rurais, associações, cooperativas e Projeto “Viva o Semiárido”. Foram mais de R$ 11 milhões aplicados pelo BNB, beneficiando 566 apicultores, bem como edificação de oito casas de mel e aporte na cadeia produtiva, via projeto “Viva o Semiárido”, de R$ 12,5 milhões, recurso que contemplou mais de mil famílias envolvidas na produção e comercialização do produto, e apresentou as linhas de créditos do BNB para os apicultores, a exemplo do FNE-verde excelente opção na recuperação da mata nativa.

O Gerente do BNB, Honório Teixeira Junior, reforçou a importância do BNB para a sua área de atuação e para a cidade de Jurema. Ressaltou a necessidade de convivência entre as atividades desenvolvidas no município como a cultura de milho e a apicultura. Lembrou da necessidade de se aprender com erros e acertos de outras regiões que apresentaram o mesmo crescimento e que não podemos deixar de lado as atividades que são a base das receitas dos pequenos produtores.

Participaram do evento  SADA, CODEVASF, SEPLAN, ADAPI VEGETAL, APASPI do PROJETO QUIPÁ , STR-JUREMA, PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES, BRIGADA MUNICIPAL DE JUREMA  e  38 apicultores,  do PRODETER e Gestores do Banco do Nordeste Unidade de São Raimundo Nonato-PI.

Fonte:

  • Banco do Nordeste do Brasil S.A.
  • Agência:  São Raimundo Nonato -PI