Iniciativa do Piauí Se torna referência nacional em recuperação de celulares

Iniciativa do Piauí Se torna referência nacional em recuperação de celulares

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está expandindo o Programa Celular Seguro, inspirado em uma iniciativa bem-sucedida do Governo do Piauí, que recuperou mais de 8 mil celulares furtados ou roubados. Nesta quinta-feira (01/07), em Brasília, o governador Rafael Fonteles e o ministro Ricardo Lewandowski formalizaram um acordo para a criação do Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel). O protocolo será adotado em breve por dez estados e, posteriormente, por todo o Brasil.

Durante a 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados, Fonteles destacou a importância da integração entre estados, União e municípios para aprimorar a segurança pública. “Mais de 20 estados demonstraram interesse no nosso projeto. Com o protocolo nacional, o MJSP lidera a expansão para todo o país”, afirmou Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí. A expertise do Piauí será compartilhada para ajudar na implementação nacional do Procel, inicialmente em fase de teste com operações unificadas.

O projeto pioneiro do Piauí já resultou em uma redução de 42% nos roubos de celulares e um aumento de quase 200% na retenção de aparelhos. O sucesso do programa é atribuído a operações de blitz, intimações em massa e à Operação Interditados, que visa fechar lojas envolvidas na compra e venda de celulares roubados. O ministro Lewandowski elogiou o trabalho do estado e parabenizou a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Piauí pela eficácia do programa.

Foto: Reprodução/GovernoRafael Fonteles

Foto: Reprodução/GovernoRafael Fonteles

Fonte: 180graus