O desejo de se manter no comando da prefeitura leva Carmelita Castro (PT) à uma derrota avassaladora

O desejo de se manter no comando da prefeitura leva Carmelita Castro (PT) à uma derrota avassaladora
Isaias Neto, Margarete Coelho, Carmelita Castro e Zé Alonso

Logo no início da pré-campanha, há mais ou menos um ano atrás, esta coluna já havia destacado o grande erro da atual prefeita Carmelita Castro e seu grupo político, melhor resumindo, grupo político familiar formado pelo marido Deputado Hélio Isaias, sua irmã ex-deputada Margarete Coelho e as demais irmãs que ocupam cargos na gestão municipal.

Na época destaquei que o seu desejo de continuar mandando na prefeitura de São Raimundo Nonato, fez a prefeita Carmelita excluir Rogério Castro de ser o seu candidato. Segundo os comentários de bastidores, seria porque a prefeita sabia que com Rogério na Prefeitura não poderia fazer as manobras desejadas por ela. No entanto, ela se esqueceu que excluindo  Rogério, também estaria excluindo o grupo do Senador Marcelo Castro e do Deputado Federal Castro Neto, fato que ela imaginaria, poder reverter a seu favor, através do Governador Rafael e do Senador Wellington Dias. A grande aposta da prefeita, seria o senador não apoiar Rogério Castro.

Primeiro a prefeita atropelou Rogério Castro, depois atropelou o próprio partido (PT), para poder se apoderar da sigla, brigando com metade do partido, sobretudo os petistas mais raízes de São Raimundo Nonato.

Após a decisão de lançar seu sobrinho Isaias Neto, excluindo de vez a possibilidade de Rogério ser seu candidato, Rogério declara rompimento com a prefeita e se lança pré-candidato pela oposição, começando a costurar os seus apoios já com o aval do Senador Marcelo Castro, fechando parceria política com o grupo Ferreira, que apesar de estarem fora do poder, ainda se mantém como fortes lideranças políticas na cidade. Com essa aliança das oposições e a divisão do próprio PT local, já se desenhava um cenário de riscos para a prefeita Carmelita Castro em eleger seu sucessor.

Ainda na época, comentou-se o perigo que a atual prefeita estaria correndo de perder a eleição municipal e colocar em risco também o mandato do Deputado Hélio Isaias, que é seu esposo. E, por ironia do destino, o cenário que se desenhou nessa eleição do último domingo, aponta esse risco. Dos 13 municípios da microrregião a maioria dos prefeitos eleitos são do MDB ou aliados ao Senador Marcelo Castro, e este já acena seu apoio ao ex-deputado Edson Ferreira, que será o principal concorrente do Deputado Hélio Isaias. Agora só nos resta aguardar as eleições de 2026, porque daqui até lá tudo pode acontecer. Isto são Coisas de SRN.