Chuva de 62mm registrada em São Raimundo Nonato durante a noite deste domingo

Chuva de 62mm registrada em São Raimundo Nonato durante a noite deste domingo
Chuva de 62mm em São Raimundo Nonato-PI (Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com)

Na noite deste domingo para segunda, (10/11), uma chuva de 62mm foi registrada na sede do município de São Raimundo Nonato. Apesar das informações oficiais serem apenas do registro na zona urbana do município, acredita-se que a chuva foi registrada em toda a região, pelo fato da mesma ter caído por várias horas seguidas.

Alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (10), um alerta de perigo potencial para a possibilidade de chuvas intensas de até 100 milímetros (mm) em municípios da região Sul do Piauí. O aviso meteorológico tem validade até a segunda-feira (11).

Conforme a previsão, as chuvas podem variar de 30 mm/h a 60 mm/h, podendo chegar aos 100 mm/dia. Além disso, há risco de alagamentos e descargas elétricas, bem como a queda de galhos de árvores em decorrência de ventos de até 100km/h.

Apesar de São Raimundo Nonato e cidades do Sudeste piauiense não terem aparecido na relação das cidades que estavam em alerta, as chuvas registradas aqui estavam dentro da média apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Segundo o climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), explicou que apesar da tendência de altas temperaturas na maior parte do estado, as chuvas poderiam chegar à região Sul.

Segundo o especialista, essas chuvas devem se concentrar na divisa com o Maranhão, Tocantins e Bahia (MATOPIBA). “Chuva bastante pontual, muito abaixo da média. No mês de novembro, considerando o Piauí, a chuva oscila entre 40mm e 70 mm, que são volumes modesto”, destacou Costa. 

A tendência é que essas chuvas cheguem na faixa Centro-Norte do estado só na segunda quinzena do mês de novembro. “Vamos começar a ver um espraiamento maior dessa chuva, ela vai chegar na  faixa do médio parnaíba, segundo os modelos, e poderá, quem sabe, chegar à capital”, disse o climatologista.