Falta de planejamento das festas culturais de Agosto, cada ano atrai menos visitantes
Os “Festejos de Agosto” como é conhecido pela grande maioria da população de São Raimundo Nonato e Região, período em que a Igreja Católica comemora a festa religiosa do Padroeiro da cidade, o santo “São Raimundo Nonato”, e paralelamente ao evento religioso que se inicia dia 22 de agosto e vai até o dia 31, acontece também as festas populares, shows, cavalgadas, evento comemorativo ao dia dos músicos, e outras manifestações culturais.
As Festividades de agosto já tiveram épocas áureas, na qual atraia milhares de turistas do estado do Piauí, Pernambuco e Bahia, mas nas últimas décadas, os Festejos de Agosto vem perdendo essa popularidade, justamente por falta de um planejamento da Prefeitura Municipal, que é responsável pelo calendário cultural dos festejos.
A exemplo disso, este ano a Prefeitura Municipal veio divulgar seu calendário cultural a dois dias do início das Festividades de São Raimundo Nonato e com um agravante, nos últimos sete anos, a Prefeitura Municipal está trabalhando apenas com o calendário de eventos da Avenida dos Estudantes, onde coloca um palco e contrata músicos para alguns dias dos Festejos. Os demais eventos culturais que acontecem paralelamente e não entram no calendário oficial do Município e na maioria das vezes nem recebe algum incentivo da Prefeitura, nem mesmo para sua divulgação.
Outra queixa recorrente da população são as atrações de níveis nacionais contratadas para os “Festejos de Agosto” estão muito aquém do porte da cidade de São Raimundo Nonato, que tem uma população de quase 40 mil habitantes e uma população flutuante em torno de 100 mil. Porém nos últimos anos vem perdendo feio para cidades bem menores como Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí, Fartura, São Lourenço do Piauí e até São Braz do Piauí, uma das menores cidades da região.
São Raimundo Nonato, é uma cidade com grande potencial turístico, por ser a porta de entrada do Parque Nacional Serra da Capivara que é conhecido internacionalmente por sua riqueza arqueológica e abrigar a maior concentração de pinturas rupestres nas Américas. Temos um belíssimo Aeroporto operando com três voos semanais e com previsões de em breve ter voos diários, mas ainda está faltando dos nossos gestores uma participação mais ativa, no sentido de promover o turismo na cidade e uma boa referência ,para isto, seria as Festividades do mês de Agosto, se tivesse uma programação bem planejada e antecipada dos eventos culturais, com divulgação ampla com pelo menos três meses de antecedência à data, para atrair o turista a vir para a cidade, visitar a Serra da Capivara e participar das festividades, conhecendo nossas culturas, nossas tradições.
Enquanto isto não acontece, vamos ficar aguardando um gestor que seja sensível a esta causa e tenha visão de um futuro promissor para São Raimundo Nonato.
Por: Alírio Ribeiro / Coluna Coisa de SRN
Comentários (0)
Comentários do Facebook