Sandrinho do Acordeon fazendo a diferença e transformando vidas no Sul e Sudeste do Piauí
Hoje Sandrinho coordena o projeto social Acordes do Campestre levando atendendo jovens crianças no sul e sudeste do estado
Sandrinho do Acordeon, através da Sanfona e do Forró, já tem feito muito pela cultura e levado o nome do Piauí para todo o Brasil. Desde muito jovem, Sandrinho se destacou na música raiz do Nordeste (Forró), sempre teve como seu grande mestre inspirador Luiz Gonzaga o rei do baião.
Mas apenas tocar não seria o suficiente para o jovem músico, e apoiado pelo seu pai Salvador Nunes, iniciou ainda muito jovem uma nova trajetória na música que vem lapidando grandes talentos através de seus ensinamentos musicais.
As ações sociais de Sandrinho iniciou-se por uma iniciativa cultural de Salvador Nunes no ano de 2000 na cidade de Dom Inocêncio-PI com a finalidade de incentivar e promover a cultura através do ensino da música, onde era ofertado aulas de instrumentos musicais para crianças e jovens com destaque para a sanfona por ser o instrumento característico do nordeste e por toda sua representatividade na região. A ideia era que os jovens pudessem aprender a tocar instrumentos musicais criando condições e oportunidades para desenvolverem habilidades musicais.
Com o passar dos anos as ações do projeto foram crescendo e já em São Raimundo Nonato-PI, Sandrinho e Salvador continuaram o projeto social iniciado em Dom Inocêncio, dando aulas de sanfona embaixo de um pé de Umbu Cajá, no bairro Campestre, onde hoje é a sede do projeto. Em 2011, Sandrinho formalizou a criação da Associação Cultural Acordes do Campestre visando expandir e desenvolver habilidades musicais promovendo a cultura nordestina. Atualmente a associação é coordenada por Sandrinho que juntamente com seu pai – Salvador vem lutando para manter as ações da associação, através da formação musical e do ensino do uso de instrumentos musicais tradicionais do sertão nordestino (Sanfona, Zabumba, Triangulo, Violão e Teclado), vinculados à história e à vida de cada uma das crianças e jovens que são as ferramentas que promovem de forma lúdica o exercício de sua cidadania cultural.
O reconhecimento do projeto Acordes do Campestre percorreu o Brasil e o mundo através dos turistas que ao visitarem o Museu do Homem Americano, se deparavam com aquela orquestra de sanfoneiros tocando debaixo de uma árvore e se encantavam, gravando e divulgando por onde passavam.
O reconhecimento do trabalho social de Sandrinho do Acordeon, foi coroado de reconhecimento, quando a TV Globo, selecionou o projeto para participar do programa Luciano Hulk (TV Globo), lhe rendendo a participação de Sandrinho e de alguns alunos do projeto, como também ajuda ao projeto com a doação de uma Caminhoneta e vários instrumentos musicais para o Projeto, além da exposição da história social do Projeto.
Hoje conceituada e reconhecida nacionalmente através de suas benfeitorias e alcance social, a associação atende vários alunos à partir dos 06 anos de idade e vem se expandido tanto no número de crianças e jovens atendidos pelas suas ações como pelo número de municípios onde as ações são desenvolvidas. Até o presente momento as ações do projeto já foram desenvolvidas nas cidades piauienses de Dom Inocêncio, São João, Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato.
Comentários (0)
Comentários do Facebook