São Raimundo Nonato receberá reforço de tropas federais durante as eleições
Após solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite dessa terça-feira (24) o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições em 170 municípios do Piauí, no dia 6 de outubro.
Todos os denmais municípios da microrregião de São Raimundo Nonato receberão reforço das tropas federais. Veja lista a seguir:
- São Raimundo Nonato
- São Lourenço do Piauí
- Coronel José Dias
- Dom Inocêncio
- Dirceu Arcoverde
- Fartura do Piauí
- Várzea Branca
- Bonfim do Piauí
- São Braz do Piauí
- Caracol
- Anísio de Abreu
- Guaribas
- Jurema
Com isso, soldados das Forças Armadas serão enviados as cidades do estado para garantir uma eleição segura e livre. As localidades que vão receber as tropas têm histórico de conflitos, cenário acirrado de disputa durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares.
As ministras e os ministros do TSE deferiram requerimentos já aprovados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelos governos estaduais para atuação da Força Federal em localidades dos estados do Piauí e mais 11 estados.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse que o objetivo do auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. Ela destacou, ainda, que os pedidos são procedimentos normais para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados do 1º turno das eleições em diversos estados.
Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou que o uso da Força Federal em uma eleição busca assegurar o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados nos municípios em que a segurança pública necessita de reforço.
“O objetivo do auxílio é garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila, além de assegurar o cumprimento de determinações legais do pleito eleitoral. O envio de tropas federais reforça a segurança, juntamente com os policiais militares do Piauí. É mais uma tranquilidade, o TSE aprovou nossa requisição que é um pedido dos próprios juízes que temiam pela segurança das eleições”, disse o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
A diretoria do TRE-PI já estive reunido com os generais do Exército, comandantes do Nordeste e da região do Piauí, com os representantes da Polícia Civil, Militar, PRF, Polícia Federal e Guarda Municipal definido o plano de segurança para as eleições.
O TRE-PI realizou também ciclo de debates sobre a logística do transporte de PMs aos locais de votação.
Fonte: Informações TRE
Comentários (0)
Comentários do Facebook