Vice Prefeito Rogério Castro prestigiou evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra

O evento aconteceu neste domingo (19) na Praça do bairro Santa Luzia

Vice Prefeito Rogério Castro prestigiou evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra

Neste domingo (19), aconteceu na Praça do bairro Santa Luzia, evento comemorativo ao “Dia da Consciência Negra” com apresentações culturais de música, dança afro, roda de capoeira, jogos de futsal, palestras e sorteio de penteados patrocinados pela Duda Braids.

Centenas de pessoas acompanharam as apresentações culturais e participaram ativamente do Aulão de Dança Afro.

O vice Prefeito Rogério Castro marcou presença ao evento, prestigiando os artistas e valorizando a arte e a cultura negra e suas lutas sociais.

O evento teve a organização do músico e ativista social Sulica Del Samba e  do grupo “Mulheres em Ação”.

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Apesar de não ser feriado em todo o Brasil, é feriado em algumas cidades e nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

A data recorda o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, 20 de novembro de 1695. Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares, um refúgio dos escravos, e durante sua vida lutou contra a escravidão.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra surgiu por iniciativa do Grupo Palmares. Esse grupo foi fundado em 1971 por universitários negros, em Porto Alegre. Entre os seus objetivos, um deles era refletir sobre a situação dos negros no Brasil.

No primeiro encontro do grupo, surgiu a ideia de criar um dia para celebrar a importância da cultura negra, e escolheram o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, porque se identificavam com a história de Zumbi.

VEJA FOTOS CLICANDO AQUI