Secretário de Segurança Pública do Estado diz que ordem será mantida no processo eleitoral de São Raimundo Nonato
O secretário de Estado de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas de Costa Veloso (Chico Lucas), esteve em São Raimundo Nonato, nesta segunda-feira (30) acompanhado do comandante geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes, para ver de perto a situação da segurança nas eleições municipais deste ano. A visita foi uma determinação do governador Rafael Fonteles, atendendo a um pedido do senador Marcelo Castro (MDB-PI), após o caso de espancamento do jornalista André Pessoa, enquanto fazia a cobertura jornalística do comício do candidato Isaías Neto, no último sábado (28). O jornalista foi espancado e teve celular e o drone roubados.
O Secretário se reuniu com o Juiz da 13ª Zona Eleitoral de São Raimundo Nonato, Dr. Carlos Alberto, com a Ordem dos Advogados, Subseção de São Raimundo Nonato e representantes dos partidos Políticos que estão na disputa eleitoral no município.
Em entrevista ao Jornal Factorama secretário de Segurança Chico Lucas demonstrou preocupação com a tensão política nas vésperas das eleições, mas que veio a São Raimundo Nonato, com o propósito de garantir que o pleito eleitoral ocorra com tranquilidade, e que aqueles que tentarem tumultuar o processo eleitoral serão punidos nos rigores da lei.
“A gente veio aqui para apurar os fatos que já aconteceram, mas principalmente firmar termos com os partidos políticos para que se comprometam a respeitar as pessoas, respeitar o direito ao voto, o direito à liberdade e o direito à expressão que é tão necessária e a gente colocou aqui uma medida até de força, e que se esses direitos não forem respeitados o juiz a promotora e a polícia irá atuar com muita firmeza para apurar e prender aqueles que porventura cometam atos de violência. Estou aqui deixando esse recado muito claro, quem não respeitar os direitos eleitorais, as regras eleitorais, ou tentar agir com violência vai ter o braço forte do estado atuando para encarcerar e não permitir que o processo eleitoral descambe para um processo violento”, alertou o secretário de Segurança Pública.
Na reunião com o Juiz eleitoral e membros da Subseção da OAB de São Raimundo Nonato, e Comando da Polícia Militar, ficou determinado que o debate de amanhã (1) entre os principais candidatos a prefeito do município, a ser realizado no auditório do Hotel Serra da Capivara, não será permitida a aglomeração de pessoas nas mediações do hotel, apenas terão acesso ao debate as pessoas previamente credenciadas pela Justiça Eleitoral e por indicação dos respectivos partidos.
O debate será transmitido ao vivo pela Rádio Serra da Capivara AM e através do canal do youtube da Rádio.
Participaram da reunião, o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, a promotora de Justiça Gabriela Santana e o comandante do semiárido, coronel Antonio Soares.
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Comentários (0)
Comentários do Facebook